O Instituto Diplomático e a Embaixada de Portugal no Paquistão coorganizaram, no dia 14 de setembro, um webinar dedicado ao tema “Global Discourse on Indo-Pacific: Pakistan's Response to the New Rules Based Order.”

 

A iniciativa contou com a participação de Qamar Cheema, analista político e Professor de Relações Internacionais na NUML (Islamabad) e de Luís Tomé, analista político e Professor de Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa.

 

Qamar Cheema abordou o posicionamento do Paquistão relativamente aos mais recentes desenvolvimentos a nível global. Analisou a evolução do “Indo-Pacífico” enquanto terminologia geopolítica e estratégica e as prioridades para os países da região. A intervenção de Luís Tomé procedeu a uma análise histórica das realidades política e social que têm condicionado o Paquistão nas últimas décadas e até ao presente, caracterizando o papel e a influência do país na região do Indo-Pacífico.

 

O webinar contou com um período para perguntas e respostas, no qual o Embaixador de Portugal no Paquistão, Paulo Neves Pocinho, assim como do Embaixador do Paquistão em Portugal, Ahmad Nassem Warraich, partilharam as suas perspetivas sobre o tema.

 

Pode assistir à gravação aqui 

  • Partilhe