O Museu do Holocausto do Porto, primeiro na Península Ibérica, será inaugurado no próximo dia 20 de janeiro de 2021. Liderada pelo Presidente da Comunidade Judaica do Porto, Dias Bem Zion e pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a sessão contará com a  presença de Marta Santos Pais, Comissária do Programa Nacional Nunca Esquecer em torno da Memória do Holocausto e Luiz Barreiros, chefe da delegação de Portugal à IHRA - Aliança Internacional Memória do Holocausto, bem como dos embaixadores das potências envolvidas na Segunda Guerra Mundial e de Israel, o Bispo do Porto e o Presidente da Comunidade Muçulmana da cidade. O Governo far-se-á representar pelo Secretário de Estado da Cultura.

A inauguração do Museu do Holocausto do Porto terá lugar em antecipação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, dia 27 de Janeiro, dia em que está prevista a visita ao Museu por alunos de escolas da região do Porto.

 

 Vídeo oficial do Museu do Holocausto do Porto (Comunidade Judaica do Porto)

Este Museu pretende investir no ensino, na formação profissional de educadores, encorajando e apoiando a investigação. Tutelado pela Comunidade Judaica do Porto, o Museu do Holocausto do Porto “retrata a vida judaica antes do Holocausto, o Nazismo, a expansão nazi na Europa, os Guetos, os refugiados, os campos de Concentração, de Trabalho e de Extermínio, a Solução Final, as Marchas da Morte, a Libertação, a População Judaica no Pós-Guerra, a Fundação do Estado de Israel, Vencer ou morrer de fome, Os Justos entre as Nações”.

 

holocaustoMuseuNeste novo espaço museológico os visitantes terão oportunidade de ver uma reprodução dos dormitórios de Auschwitz (campo de concentração), assim como uma sala de nomes, um memorial da chama, cinema, sala de conferências, centro de estudos, corredores com a narrativa completa, fotografias e ecrãs exibindo filmes reais sobre o antes, o durante e o depois da tragédia.

 

 

Museu do Holocausto Porto – Comunicado de Imprensa

Holocaust Museum in Oporto – Press Release 

  • Partilhe