The International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA), adotou na sua reunião plenária 2020, durante a presidência alemã o Statement  on Rehabilitation:

 

O IHRA condena todas as tentativas de reabilitar as reputação de pessoas que foram cúmplices nos crimes do Holocausto e no genocídio dos Roma.

Portanto, à luz do aumento do anti-semitismo e da distorção do Holocausto, o IHRA está resolvido a abordar o fenómeno da reabilitação nos países membros e em toda a organização. No espírito da sua Declaração Ministerial de 2020, o IHRA incentiva ′′ todos os países e sociedades a abordar os seus respectivos passados, lidando abertamente e com precisão com o registro histórico." Portanto, é imperativo que o IHRA promova a investigação, a consciência pública , e responsabilidade política em torno da questão da reabilitação.

Os países afetados pelo Holocausto há muito tempo lutaram com os desafios de enfrentar o passado e com questões espinhosas em torno da cumplicidade pelos crimes planeados e realizados pela Alemanha nazi e aqueles parceiros fascistas e extremos nacionalistas e outros colaboradores que participaram destes crimes.

Estes desenvolvimentos não são únicos para qualquer país ou experiência histórica, e aparecem nos países membros do IHRA e além, inclusive nessas terras não diretamente afetadas pelo Holocausto. Os países devem se envolver com as suas histórias nacionais como dizem respeito ao Holocausto, bem como com as histórias dos indivíduos que foram cúmplices nos seus crimes.

O fracasso em recordar verdadeiramente demanda os vivos e desrespeita os mortos.

IHRA

  • Partilhe