No claustro do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi inaugurada, no dia 10, a exposição evocativa dos 240 anos das relações diplomáticas entre Portugal e a Rússia, coorganizada pelo Instituto diplomático e pela Embaixada da Rússia em Lisboa.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, presidiu à cerimónia, juntamente com o Embaixador da Rússia em Portugal, Mikhail Kamynin. Na ocasião, mostrou a satisfação por se acolher esta mostra no Palácio das Necessidades, que considerou "símbolo da História de Portugal" e "local muito presente no relacionamento diplomático-institucional entre Portugal e a Rússia". Os painéis da exposição estiveram anteriormente patentes na Assembleia da República e também na cidade do Porto. 

O estabelecimento de relações diplomáticas luso-russas foi "especialmente auspicioso e distintivo no seu tempo" disse Teresa Ribeiro, ao referir-se à circunstância de o relacionamento bilateral Portugal-Rússia se ter iniciado quando reinavam 2 mulheres nos 2 países.​

Foi a 24 de outubro de 1779, que Portugal apresentou cartas credenciais à Imperatriz Catarina II, da Rússia, o primeiro Embaixador de Portugal na Russia, o Ministro Plenipotenciário Francisco José Horta Machado. Reinava em Portugal a Rainha D. Maria I, que acreditou, nesse mesmo ano, o Conde Karl Nesselrode​ como Embaixador da Rússia em Portugal. 

Pode aqui aceder à intervenção completa, proferida pela Secretária de Estado Teresa Ribeiro.​

exposiçao2

  • Partilhe