O Seminário Diplomático é uma iniciativa anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que reúne membros do Governo – incluindo todos os secretários de Estado do MNE, que participam em reuniões e painéis temáticos – e representantes da Administração Pública, das universidades, da comunidade empresarial e demais setores estratégicos, com os embaixadores de Portugal, para debater os principais temas de interesse para a política externa portuguesa.
O Seminário Diplomático 2018 decorreu no Museu do Oriente nos dias 3 e 4 de Janeiro, incluindo no seu Programa duas sessões públicas.
No dia 3 de Janeiro teve lugar a Sessão Pública de Abertura, na qual, no seguimento das palavras de abertura do Diretor do Instituto Diplomático, Embaixador José de Freitas Ferraz, o Presidente da Fundação Oriente, Dr. Carlos Monjardino, proferiu uma breve intervenção de Boas Vindas, sendo seguida por uma intervenção de fundo do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Esta sessão de abertura encerrou com a intervenção do orador convidado, Senhor Enrico Letta, Reitor da Paris School of International Affairs e ex-primeiro ministro italiano, que centrou o seu discurso no futuro da Europa.
No dia 4 de Janeiro, teve lugar uma outra sessão pública especial que contou com a presença e intervenção do Senhor Jean-Yves Le Drian, Ministro francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros.
O Programa do SD2018 centrou-se em diversos temas, nomeadamente: Diplomacia económica e a ação da AICEP: oportunidades e investimento; Painel sobre Europa e Portugal 2030; Funcionamento do MNE: perspetivas; O portal do MNE e a diplomacia pública; Instrumentos do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Esta edição do Seminário Diplomático incluiu, como habitualmente, as audiências do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues aos chefes de missão.