O Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros assinalou a comemoração dos 60 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e a República da Coreia com uma videoconferência aberta. A sessão contou com as intervenções do Embaixador da República da Coreia, Song Oh, e do Professor Nuno Pereira Magalhães, investigador português e especialista naquele país asiático.

O Embaixador da República da Coreia afirmou que, apesar da distância geográfica, as relações bilaterais conhecem importantes desenvolvimentos, sustentados pelos contactos políticos a alto nível entre os dois países. “Acredito que o conceito-chave nas atividades diplomáticas e no desenvolvimento de relações são as pessoas. À medida que os contactos entre cidadãos forem aumentando, também passarão a existir mais trocas comerciais e formas de explorar um quadro de cooperação institucional, o que por sua vez irá motivar atividades diplomáticas e um desenvolvimento de relações”, disse o Embaixador Song Oh.

O professor Nuno Pereira de Magalhães defendeu na sua apresentação que Portugal e a República da Coreia partilham várias características: “Ambos os países são considerados seguros, simpáticos, educados, que são centros de cultura e onde os padrões de qualidade de vida são altos”, disse. Acrescentou também que essas semelhanças são políticas: “São países que pensam da mesma forma, partilham as mesmas preferências na arena internacional e são ambos países que promovem a democracia”.

 

Pode assistir ao vídeo aqui

  • Partilhe