O arquivo diplomático dispõe de um conjunto de espólios de diplomatas, políticos e antigos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros adquiridos por compra, doação ou depósito, em virtude do seu interesse histórico-diplomático, nomeadamente:


António Augusto Braga Leite de Faria

Doado pela família em janeiro de 2002.
Inclui correspondência (particular e oficial), recortes de imprensa, fotografias, discursos e dossiers organizados pelos postos onde exerceu funções e por temas correspondentes à sua atividade entre 1933-1993.


Alfredo Augusto Freire de Andrade

Doado em 2016.
Constituído por documentação pessoal, profissional. Inclui apontamentos de geologia e engenharia, bem como documentos sobre a sua passagem por vários cargos de administração pública em Portugal, nas Colónias e como representante do Estado Português.

 

Armindo Monteiro

Parte adquirido em 2003; um documento comprado em leilão em 2006; restante documentação doada em 2007 pelo Doutor Pedro Aires de Oliveira.
Constituído por documentos de caráter oficial relacionados com as negociações da liquidação da dívida de guerra à Inglaterra, em 1926-1927 e ainda documentação relativa ao período em que geriu a pasta dos Negócios Estrangeiros, entre 1935-1936.


Augusto Vasconcelos

Doado pela família em dezembro de 2007.
O arquivo abrange na sua maioria o período entre 1911 e 1937, no desempenho das suas funções diplomáticas. Inclui correspondência, imprensa e fotografias que dão conta da sua atividade profissional, enquanto professor de medicina, Presidente do Conselho de Ministros (1911-1912), Ministro dos Negócios Estrangeiros (1912-1913), Ministro Plenipotenciário em Madrid (1914-1917) e Londres (1918-1919), delegado da Sociedade das Nações (1924-1937) e Presidente do Conselho da Sociedade das Nações em 1934-1935


Jaime Batalha Reis

Doado pelo filho em 1935.
A escolha da documentação e livros a doar foi feita pelo próprio. Em documento que a acompanhava, explica a sua importância para a formação dos diplomatas.
Inclui relatórios, correspondência diversa; recortes de imprensa, mapas e apontamentos relativos à Missão a Berlim, ao diferendo que opõe Portugal a Inglaterra e resulta no Ultimatum, a Paiva de Andrade e à expedição ao sertão africano. Inclui apontamentos respeitantes à expedição de Serpa Pinto, à Companhia do Niassa e à Conferência internacional antiescravagista de Bruxelas.


Condes de Tovar - Família Tovar de Lemos

Doado pela família em 2021.
Constituído essencialmente por documentação de Pedro Tovar de Lemos, integra também alguns documentos de seu pai António Maria Tovar de Lemos, também diplomata. A documentação está organizada em quatro séries: atividade diplomática, produção intelectual/investigação documentos de referência e apoio e documentos de carater privado.

 

Eduardo Brazão

Adquirido em 1998.
Constituído por correspondência, cartões de visita, manuscritos literários. Inclui cópias manuscritas do Conde de Tarouca (1704 - 1711), documentação relativa a assuntos políticos, diplomacia e história diplomática.

 

Alberto Franco Nogueira

Doado pela família em 1995 e 2018
Importante conjunto documental referente às funções profissionais desempenhadas ao longo da sua vida. Inclui correspondência particular e profissional bem como material reunido enquanto crítico literário e professor, nomeadamente a última aula (13 de novembro de 1992). Incluiu também todo o material reunido para a produção da biografia de Salazar e os manuscritos dos volumes 5 e 6. Contém ainda 40 pastas com recortes de imprensa (1938 - 1993).

 

José de Almada

Doado em 1973.
Inclui artigos, anotações, correspondência e relatórios relacionados com questões sobre colonização e trabalho forçado, no âmbito da função desempenhada: consultor para as questões ultramarinas.

 

João de Andrade Corvo

Espólio adquirido à família
O espólio integra correspondência trocada entre a Secretaria de Estado e as diversas Legações de Portugal, essencialmente com a legação de Madrid.
Contudo, a maior parte do espólio é constituído por cartas particulares e apontamentos sobre política interna e externa, nomeadamente de Espanha, França, Santa Sé e Macau.
Constituído ainda, por estudos, rascunhos de discursos, relatórios, compilação de documentos sobre agronomia, história, manuscritos e provas de obras literárias.

 

José Tomás Cabral Calvet de Magalhães

Doado pelo próprio
Constituído por ofícios que lhe foram dirigidos e recortes de imprensa sobre a sua carreira com relevo para o tempo em que serviu na Embaixada junto da Santa Sé.

 

 José Freire Antunes

Doado pela família
Documentação recolhida no âmbito da sua atividade como historiador e jornalista. Inclui material utilizado para a realização dos seus livros, coleção de cd´s, cassetes vídeo e áudio com entrevistas a diversas personalidades.

 

 João Hall Themido

Doado pelo próprio.
Documentos produzidos no desempenho de funções, nomeadamente apontamentos, informações de serviço, despachos e telegramas.

 

Joaquim José Machado

Doado pela família.
Diários do General José Joaquim Machado, Governador de Moçambique e da Índia e Comissário Régio nas Conferências de Hong-Kong de 1909, sobre as delimitações de Macau, com auto de entrega. Integra diário (caderneta 1) sobre viagem de Lisboa a Lourenço Marques para a demarcação de fronteira desde Incomati até Limpopo (1890).

 

Luís Teixeira de Sampaio

Doado em 1946
Inclui apontamentos, reflexões sobre o funcionamento do MNE. Correspondência com diplomatas e outras individualidades. Apresenta ainda diversos estudos históricos bem como um estudo aprofundado sobre o arquivo diplomático.

 

Marcello Mathias

Doado pelos herdeiros em 2002
A documentação abrange o período 1936 -2002 e trata sobretudo de questões políticas (França e Espanha), culturais (Fundação Gulbenkian) sobretudo com a sua atividade literária. Inclui fotografias oficiais e pessoais; publicações; correspondência; discursos; telegramas e recortes de imprensa e um poema.

 

 Veiga Beirão

Adquirido em 2006.
Correspondência e documentação produzida no âmbito das suas funções oficiais.

 

Vasco Futscher Pereira

Doado pelos filhos em 2017.
Arquivo composto por documentação produzida no âmbito da atividade diplomática e por documentação de caracter privado.
Contém apontamentos, condecorações, correspondência, despachos, informações de serviço, notas de serviço, ofícios, recortes de imprensa, relatórios e telegramas.
Constituído também por documentos relativos a visitas oficias; agendas, convites e álbuns de fotográficos.

.

  • Partilhe